Moradores montam varal com 600 máscaras recolhidas em praia de São Sebastião

A ação foi um protesto para conscientizar turistas sobre a preservação do meio ambiente.

Um grupo de moradores de São Sebastião se reuniu no sábado (30) para protestar contra a poluição nas praias em tempos de pandemia. Os manifestantes penduraram 600 máscaras de proteção facial encontradas em praias em um varal, ao lado da rodovia Rio-Santos.

Membros do grupo Costa Norte de esportes náuticos e turismo começaram a recolher os resíduos de praias e zonas de mangue em setembro. Do início da ação até o dia 30 de janeiro, foram coletadas máscaras, além de outros resíduos como sacolas plásticas, garrafas de vidro, latas e até fraldas descartáveis usadas. Do total coletado, 551 foram expostas no varal e outras 48 foram descartadas.

O protesto foi montado no trecho conhecido como Serrinha da Enseada, onde há um acesso para a Praia da Tatuíra.

“Eu sempre vou pra essa praia, a gente faz coleta de lixo lá também e um dia encontrei uma canaleta que tinha além de garrafa, borracha, tinha também muita máscara. Foi a primeira vez que eu coletei e tinha 48 máscaras de proteção facial”, explica Flávio Fula, um dos idealizadores do projeto. As primeiras recolhidas foram descartadas e não fizeram parte da exposição.

A ideia da exposição era protestar contra a falta de cuidado com o meio ambiente além de conscientizar moradores e turistas sobre a importância da preservação.

“Grande parte das máscaras recolhidas a gente sabe que era de gente daqui, tinha de empresas e até mesmo de políticos que concorreram na eleição na cidade”, relata Fula, que fez um pedido aos turistas. “Peço que todos se esforcem para não deixar sujeira nos locais, o meio ambiente é de todo mundo e nós precisamos cuidar”.

O varal com as máscaras ficou exposto até a noite de domingo (31).

Fonte: https://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2021/02/01/moradores-montam-varal-com-600-mascaras-recolhidas-em-praia-de-sao-sebastiao.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *